Bike Tour

Monte Carpegna / Cippo Pantani

O ginásio do inesquecível pirata adicionado

 

Esta é a montanha do "Pirata", nosso amado e inesquecível Marco Pantani, que a elegeu para sua "academia" pessoal. É aqui que o maior alpinista da história do ciclismo preparou suas vitórias: 6 km da cidade de Carpegna (750 m de altitude) com um altimetria média de 10%; os dois últimos são íngremes, em torno de 12%, são os que todos chamam de Cippo.

 

A cidade de Carpegna, com pouco mais de 1600 habitantes e um vasto património paisagístico, foi o protagonista do Giro da Itália por quatro vezes. O pinhal ainda sussurra o sopro dos maiores escaladores: o mito do Pirata não palpita, mas também o dos grandes campeões do passado, como o de Eddy Merckx.

 

Uma vez perto do quiosque Cippo, a estrada para o tráfego e você pode admirar um monumento em homenagem ao pirata. A estátua do ciclista, criada pelo escultor Franco Tigli para homenagear sua façanhas, tornou-se um destino de peregrinação incrível para os ciclistas que vêm todo ano para homenagear o pirata e sua montanha.

 

A história conta que Pantani, em vez de fazer uma inspeção das etapas do Giro ou do Tour de France, como os outros pilotos fizeram, adorava andar no Carpegna: "Carpegna é o suficiente para mim", ele sempre dizia.

 

Estas são as palavras do nosso inesquecível Pirata:

"Quando eu saio para treinar sozinho, e é na maioria das vezes, esta é uma das voltas que eu amo. Até San Marino, nada de especial. Mas a partir daí a beleza começa. Ruas tranquilas, caminho nervoso. Com altos e baixos contínuos. E alguns surtos severos. O primeiro é aquele que, depois de Montemaggio, sobe para San Leo. E de lá para a Madonna di Pugliano e para o próximo passo. Em cerca de dez quilômetros você sobe quase a 1000 metros. Mas esta não é a escalada mais desafiadora do dia. É o próximo. Aquela que sobe o Monte Carpegna de Caturchio. No começo, não é muito íngreme. Está entre 6 e 8%. O trecho mais difícil passa pela cidade de Carpegna. Há seis, sete quilômetros com uma altimetria média de 10%. Os dois últimos, abaixo da cúpula a 1360 metros acima do nível do mar, chamamos de Cippo e são os mais íngremes, com 12%. Nesse trecho eu uso o 39 x 19/21. Claro, isso não é uma subida como as dos Alpes que me tornaram famoso. Mas para treinar bem, Carpegna é o suficiente para mim e como.”

  • Comprimento: 6 Km
  • Altitude de partida: 734 m
  • Fim da subida: 1.358m
  • Diferença na altitude: 624m
  • Inclinação média: 10.2%
  • Inclinação máxima: 15%
  • Relatórios recomendados: 34 x 28

Explore nossos passeios de bicicleta

Para esportistas de todos os níveis e idades