Bike Tour
Barbotto, a subida mais difícil do Nove Colli
O Barbotto é o desafio mais difícil e esplêndido do mítico Granfondo Nove Colli, o mais antigo do mundo e um dos mais populares da Itália.
O Barbotto é o desafio mais difícil e esplêndido do mítico Granfondo Nove Colli, o mais antigo do mundo e um dos mais populares da Itália.
A subida no total tem 5,5 km de comprimento e uma altimetria média de 6,9%, com um ganho de elevação de 372 metros: o Barbotto é capaz de desafiar até mesmo os ciclistas mais treinados, para os quais é necessária uma perna treinada, bicicleta de confiança e uma quantidade razoável de determinação. Partindo de Cesenatico, para alcançar os pés de Barbotto (no Município de Mercato Saraceno) há 43 quilômetros dos quais são bastante fáceis.
Mas é melhor não se deixar levar pelo entusiasmo: mesmo que a subida não seja extremamente longa, começa nos primeiros 300 metros em encostas entre 9 e 10%. Apenas o tempo suficiente para recuperar o fôlego e admirar a paisagem circundante com as colinas ondulantes, rica em terras agrícolas e vegetação bonita, antes da estrada começar a subir em encostas irregulares, de 6% a 10%.
Recomenda-se um 39 × 25 para não ficar sem energia nas pernas antes do notório e devastador último quilómetro da subida (eles ficam famosos com o nome de "spauracchio"). Os primeiros 400 metros têm aclives de 14% e 5 curvas. Finalmente, chegamos a um "muro" real para conquistar, com uma inclinação de 18%. Depois de mais algumas curvas com declives irregulares, o Barbotto é finalmente conquistado.